
REPÚBLICA DE ANGOLA
EMBAIXADA DA REPÚBLICA DE ANGOLA NO JAPÃO
SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA
NOTA DE IMPRENSA
Tóquio, 22 de junho de 2026 – A embaixadora de Angola no Japão, Teodolinda Rosa Rodrigues Coelho, recebeu na sexta-feira (19/06/2026), em audiência, o seu homólogo da Estónia em Tóquio, Andres Unga.
O encontro, de carácter protocolar, serviu para a diplomata angolana dar as boas-vindas ao representante estónio, recentemente nomeado para exercer funções no Japão.
As relações bilaterais entre Angola e a Estónia são relativamente recentes, mas têm vindo a intensificar-se, sobretudo nos domínios da transformação digital, da governação eletrónica e da modernização administrativa.
Os dois países mantêm relações diplomáticas desde 1991, após a restauração da independência da Estónia. Nos últimos anos, os contactos políticos de alto nível tornaram-se mais frequentes, refletindo o interesse mútuo em aprofundar a cooperação.
Em março de 2024, o Presidente da Estónia, Alar Karis, realizou uma visita oficial a Angola, a convite do Presidente João Lourenço. Durante a visita, foi assinado um novo acordo de cooperação no setor digital, reforçando a parceria estratégica entre os dois países e abrindo novas perspectivas para a colaboração em áreas ligadas à inovação tecnológica e à modernização dos serviços públicos.
SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA, DA EMBAIXADA DA REPÚBLICA DE ANGOLA NO JAPÃO, em Tóquio aos 22 de junho de 2026. –




