PALAVRAS DE CIRCUNSTÂNCIA DE SUA EXCELÊNCIA TÉTE ANTÓNIO, MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, POR OCASIÃO DO LANÇAMENTO À IMPRENSA, DA 75ª SESSÃO DA ASSEMBLEIA-GERAL DA ONU

Luanda 18 de Setembro de 2020

Caros jornalistas,

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Gostaria de agradecer a imprensa pela presença nesta nossa casa que é o Ministério das Relações Exteriores.

Tenho a honra de anunciar que decorre, a partir de Nova Iorque, Estados Unidos da América, por videoconferência, a 75ª Sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

Esta Sessão acontece num momento particular em que todos os países do mundo continuam a fazer frente à pandemia de COVID-19. Nesta conformidade, e em cumprimento das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), para a prevenção da COVID-19; como já referi as sessões serão por videoconferência e as delegações foram aconselhadas pela organização a participar a partir dos seus respectivos países.

A delegação angolana que participa nesta Sessão da Assembleia Geral, é chefiada por Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República.

A 75ª Assembleia Geral da ONU será presidida por Sua Excelência Volkan BOZKIR, Embaixador e Representante Permanente da Turquia junto da ONU em Nova Iorque, e coadjuvado por 21 Vice-Presidentes provenientes de 5 Regiões da Organização e os 5 Membros Permanentes do Conselho de Segurança da ONU.

O Embaixador Bozkir, sucede portanto, o Embaixador Tijani Muhammad-Bande da Nigéria, que até então presidia a Assembleia- Geral das Nações Unidas.

As discussões no Debate Geral da 75ª Sessão da Assembleia da ONU, debruçar-se-ão à volta do tema central que é “O futuro que queremos, a ONU de que precisamos: reafirmando o nosso compromisso colectivo com o multilateralismo”.

Igualmente, serão realizadas reuniões temáticas de alto nível à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, nomeadamente:

1. Reunião de Alto Nível de Comemoração do 75º Aniversário das Nações Unidas;
  2. Cimeira sobre a Biodiversidade;
  3. Reunião de Alto Nível para comemoração do 25º Aniversário da 4ª Conferência Internacional sobre a Mulher;
  4. Reunião Plenária de Alto Nível de Comemoração e Promoção do Dia Internacional para Eliminação das Armas Nucleares.

As sessões serão pré-gravadas e o Presidente da República fará a sua primeira intervenção hoje, na Reunião de Alto nível organizada pelo Secretário-Geral da ONU sobre os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável.

O momento mais alto da participação do nosso país, será no dia 22 de Setembro, durante o discurso de Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, na plenária do Debate Geral.

Em representação de Sua Excelência o Presidente da República, farei no dia 21 de Setembro, um discurso na reunião de Alto Nível de Comemoração do 75º Aniversario da criação da Organização das Nações Unidas.

No dia 30 de Setembro, Sua Excelência Adjany Costa, Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, representará o Senhor Presidente da República, na Cimeira da Biodiversidade.

Finalmente, no dia 1 de Outubro, Sua Excelência Faustina Alves, Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, será a representante angolana na Reunião de Alto Nível para comemoração do 25º Aniversário da 4ª Conferência Internacional sobre a Mulher.

Existe uma grande equipa integrada pelos vários Departamentos Ministeriais, que fará a cobertura dos trabalhos das diferentes Comissões desta Assembleia Geral das Nações Unidas.

Como é sabido, a Assembleia Geral da ONU, composta por 193 Estados Membros é o órgão principal mais democrático e representativo, que coordena todas as actividades das Nações Unidas, incluindo as actividades dos fundos e programas desta organização.

Muito obrigado.

Please contact the Embassy to request permission to copy the content.